Novidades

Proteja-se contra malware

  • Diversas ameaças acontecem todos os dias contra computadores pela Internet

    por Jefferson Elias Vaz em 01/02/2016 07h17


Proteja-se contra malware

 

Seria ótimo se a Internet fosse um lugar seguro e íntegro para todos, mas não podemos negar que os criminosos on-line e os hackers estão escondidos por toda parte, tentando causar problemas. Uma forma usada por eles para causar problemas é espalhar malware. Você pode se proteger ao entender o que é um malware, como ele se espalha e como evitá-lo.

O que é malware?

"Malware" é qualquer tipo de software projetado para prejudicar um computador. O malware pode roubar informações confidenciais do computador, fazer com que ele funcione com mais lentidão gradualmente ou até mesmo enviar e-mails falsos da sua conta de e-mail sem que você saiba. Veja alguns tipos comuns de malware dos quais você pode ter ouvido falar:

  • Vírus: um programa que pode copiar a si mesmo e infectar um computador.
  • Worm: um programa de computador malicioso que envia cópias dele mesmo a outros computadores por meio de uma rede.
  • Spyware: malware que coleta informações das pessoas sem que elas saibam.
  • Adware: software que reproduz, exibe ou faz o download automaticamente de anúncios em um computador.
  • Cavalo de Troia: um programa destrutivo que simula um aplicativo útil, mas causa danos ao computador ou rouba informações depois de instalado.

Como o malware se espalha

O malware pode entrar no seu computador de diversas formas. Veja alguns exemplos comuns:

  • Por meio do download de softwares gratuitos da Internet que contêm malware oculto
  • Por meio do download de softwares legítimos que incluem malware oculto
  • Ao acessar websites infectados com malware
  • Ao clicar em uma mensagem de erro falsa ou janela pop-up que inicia o download de um malware
  • Ao abrir um anexo de e-mail que contém um malware

Há muitas formas diferentes de um malware se espalhar, mas isso não significa que não é possível detê-lo. Agora que você sabe o que é um malware e o que ele pode fazer, veja algumas etapas práticas que pode seguir para se proteger.

Como evitar malware

1 - Mantenha o computador e o software atualizados

A Microsoft e a Apple frequentemente lançam atualizações para seus sistemas operacionais, e é recomendável instalá-las quando são disponibilizadas para computadores Windows e Mac. Essas atualizações geralmente incluem correções que podem aumentar a segurança do seu sistema. Alguns sistemas operacionais também oferecem atualizações automáticas. Assim, você pode receber as atualizações automaticamente assim que elas são disponibilizadas.

Usuários do Windows podem instalar atualizações usando um recurso chamado "Windows Update". Já usuários de Mac podem fazer isso com um recurso chamado "Atualização de Software". Se você não estiver familiarizado com esses recursos, recomendamos pesquisar nos websites da Microsoft e da Apple para mais informações sobre como instalar atualizações do sistema no seu computador.

Além do sistema operacional do seu computador, também é necessário manter os softwares atualizados com as versões mais recentes. As versões mais recentes contêm mais correções de segurança para impedir ataques de malware.

2 - Evite usar contas de administrador sempre que possível

A maioria dos sistemas operacionais permite que você crie várias contas de usuários no seu computador. Assim, usuários diferentes podem ter configurações diferentes. Essas contas de usuário também podem ser definidas com diferentes configurações de segurança.

Por exemplo, com uma conta "admin" (ou "administrador"), geralmente é possível instalar novos softwares. Já contas "restritas" ou "padrão" muitas vezes não permitem isso. Para navegar na Web diariamente, você provavelmente não precisa instalar novos softwares. Então, sugerimos que use uma conta de usuário "restrita" ou "padrão" sempre que possível. Assim, é possível evitar que um malware seja instalado no seu computador e faça alterações em todo o sistema.

3 - Pense duas vezes antes de clicar em links ou fazer o download de qualquer elemento

No mundo real, a maioria das pessoas provavelmente desconfiaria um pouco antes de entrar em um local suspeito com uma placa que diz "Computadores grátis!" em um letreiro com luzes piscando. Na Web, você deve adotar o mesmo nível de cuidado ao entrar em websites desconhecidos que oferecem itens gratuitamente.

Sabemos que pode ser difícil resistir à oferta de download daquele programa de edição de vídeo ou daquele jogo de RPG, mas você realmente confia no website que os oferece? Às vezes, é melhor sair do website e procurar avaliações ou informações sobre ele ou sobre o programa antes de fazer o download ou qualquer instalação. Os downloads são uma das principais formas de infecção por malware. Então, lembre-se de analisar bem os downloads e seus locais de origem.

4 - Tenha cuidado ao abrir imagens ou anexos de e-mail

Se você receber uma caixa de chocolates pelo correio de uma pessoa desconhecida, você a abriria e comeria tudo sem hesitação? Provavelmente não. Da mesma forma, é importante ter cuidado quando uma pessoa desconhecida envia um e-mail suspeito contendo anexos e imagens. Às vezes, esses e-mails podem ser apenas spam, mas também podem conter malwares perigosos escondidos. Se você usa o Gmail, marque esses e-mails como spam para que possamos eliminar e-mails como esses no futuro.

5 - Não confie em janelas pop-up que solicitam que você faça o download de um software

Ao navegar na Web, é possível encontrar sites com janelas pop-up que fazem você acreditar que seu computador foi infectado e solicitam que faça o download de um software para sua proteção. Não caia nesse golpe. Feche a janela pop-up e não clique em nada que ela contenha.

6 - Limite o compartilhamento de arquivos

Alguns sites e aplicativos permitem que você compartilhe arquivos facilmente com outros usuários. Muitos desses sites e aplicativos oferecem pouca proteção contra malware. Se você compartilhar ou fizer o download de arquivos usando esses métodos de compartilhamento, fique atento quanto à existência de malware. O malware pode se disfarçar como um filme, álbum, jogo ou programa popular.

7 - Use softwares antivírus

Se você precisar fazer o download de algo, use um programa antivírus para verificar se há malware no item de download antes de abri-lo. O software antivírus também permite que você realize uma verificação de todo o seu computador à procura de malware. É recomendável realizar verificações regularmente no seu computador para detectar a existência de malware o quanto antes e evitar que eles se espalhem.

 

Via Google Adwords